O Projeto de Inclusão Digital em Bragança-Pará
O que é?
Os Laboratórios de informática da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTRAPS) de Bragança-Pará representado pela Secretária Rosa Helena Antunes de Oliveira e coordenados atualmente pela Pedagoga Janeide Sampaio , foram criados no Governo do Trabalho do gestor municipal Edson Oliveira, são ambientes informatizados que possuem 10 computadores conectados à internet.
Nas unidades, os freqüentadores participam de cursos de informática básica e navegam gratuitamente na Web, fazem pesquisas, lêem notícias, entram em salas de bate-papo, digitam documentos e currículos e enviam e-mails. Atualmente temos 5 unidades.
Nossos endereços:
· Cybernet.com. Rua Dr.Guterres, 801, Bairro: Alegre;
· Sociedade Beneficente Artística Bragantina. Rua 13 de Maio, Bairro: Centro;
· Rotary Club de Bragança. Rua 13 de Maio, Bairro: Centro;
·Telecentro Comunitário. Trav. Oliveira Pantoja, S/N, Prédio do CAIC. Escola E. Monsenhor Mâncio Ribeiro.2° Bloco. Bairro: Samaumapara;
· G. Pesca. Em Bacuriteua.
Nossa Meta:
· Reduzir os índices de exclusão digital em Bragança-Pará;
· Capacitar os usuários para o mercado de trabalho;
· Viabilizar o acesso da população aos serviços públicos oferecidos via internet.
Dimensão do Projeto:
Em Bragança-Pará, o acesso à tecnologia não é mais privilégio de poucos. Hoje, temos 5 unidades,com parceria pública e privada para prestarem serviços de acesso à internet e cursos de informática básica gratuitamente para todos os Bragantinos.
Como os nossos Laboratórios de informática funcionam:
O cidadão que deseja utilizar os serviços de informática dos Laboratórios de Informática deve ir até as unidades mais próximas da sua residência conforme os endereços acima e com um documento de identidade fazer seu cadastro.
Os usuários são orientados por Facilitadores de informática, que trabalham para garantir não apenas o acesso gratuito à internet, mas ao conhecimento disponível na rede. São também eles que ministram o Curso de informática básica realizadas nas unidades. Desde a criação do primeiro, em 10 de dezembro de 2007, o projeto já formou mais de 1.300 bragantinos, que aprenderam a navegar na internet, a manejar as ferramentas de informática e conhecerem os sistemas operacionais. A gestão de cada ambiente incluindo definições dos temas a serem abordados é feita pela Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social.